terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Intervenção sobe Fermentação - Estufando Balão 

No mês de agosto de 2012, o projeto do PIBID trabalhou com o tema Respiração Celular e Fermentação, com a turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Felipe dos Santos - Inconfidentes. A intervenção didática consistiu em uma atividade experimental que  utilizou como materiais tubos de plástico com soluções contendo água, fermento biológico e sal ou açúcar. Os tubos foram vedados com bexigas de borracha para verificar a liberação de gases ou não pelas soluções. Foi distribuído aos alunos um questionário com questões relativas aos fenômenos que estavam observando nos tubos e suas relações com a fermentação biológica, assunto que já havia sido abordado em sala de aula. O objetivo da atividade era que os alunos, a partir de seus conhecimentos sobre fermentação biológica, elaborassem explicações para os fenômenos observados e suas relações com fenômenos como a produção de pães e de outros produtos derivados da fermentação.


Materiais Utilizados.



Na reflexão realizada pelo grupo sobre a intervenção dois aspectos chamaram a atenção:
  •  O envolvimento dos alunos com o componente prático da atividade;
  •  As dificuldades manifestadas pelos mesmos para responder às questões propostas. 
Com relação ao primeiro aspecto, percebeu-se o interesse dos alunos para  preparar as soluções em cada tubo plástico e para observar os efeitos sobre o enchimento ou não da bexiga de borracha. Esse é um indicativo de como os alunos, de modo geral, se mostram receptivos às atividades de ensino que se distanciem do modelo de exposição.






 No entanto, esse envolvimento não foi verificado na segunda etapa da atividade e a mais importante que era pensar sobre aquilo que estava sendo feito e relacioná-lo a um conjunto de conhecimentos sistematizados. Os alunos demonstraram  dificuldades e, alguns deles, até  mesmo desinteresse em responder às questões estabelecidas no roteiro.
 Esse comportamento dos alunos foi explicado durante a fase de reflexão dos bolsistas de diferentes maneiras:
  •  Uma primeira razão é a timidez, reforçada na cultura escolar que, normalmente, premia as respostas certas e pune as respostas erradas.
  •  Um segundo elemento foi a dificuldade dos alunos para representarem, na linguagem escrita, as suas ideias.
  •  E, em terceiro lugar, a pouca familiaridade que os alunos demonstram ter com as atividades nas quais são estimulados a pensar, provavelmente porque estejam habituados a práticas de ensino nas quais se espera deles apenas uma atitude de escuta atenta.

Com as reflexões realizadas durante as reuniões do grupo do PIBID, chegamos a conclusão que :


  • O desinteresse dos alunos é, muitas vezes, manifestação de suas dificuldades;
  •  E que as aulas práticas no ensino de Ciências, por si só, não são suficientes para garantir melhores níveis de aprendizagem.
Esse tipo de atividade instiga o aluno a ter um interesse maior, pois o tira de um ambiente rotineiro de sala de aula,  porém é necessário uma postura por parte dos alunos que não é demandada pela escola.

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