Intervenção sobe Fermentação - Estufando Balão
No mês de agosto de 2012, o projeto do PIBID trabalhou com o tema Respiração Celular e Fermentação, com a turma do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Felipe dos Santos - Inconfidentes. A intervenção didática consistiu em uma atividade experimental
que utilizou como materiais tubos de
plástico com soluções contendo água, fermento biológico e sal ou açúcar. Os
tubos foram vedados com bexigas de borracha para verificar a liberação de gases
ou não pelas soluções. Foi distribuído aos alunos um questionário com questões
relativas aos fenômenos que estavam observando nos tubos e suas relações com a
fermentação biológica, assunto que já havia sido abordado em sala de aula. O
objetivo da atividade era que os alunos, a partir de seus conhecimentos sobre fermentação
biológica, elaborassem explicações para os fenômenos observados e suas relações
com fenômenos como a produção de pães e de outros produtos derivados da
fermentação.
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| Materiais Utilizados. |
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Na reflexão realizada pelo grupo sobre a intervenção dois
aspectos chamaram a atenção:
- O envolvimento dos alunos com o componente prático
da atividade;
- As dificuldades manifestadas pelos mesmos para responder às
questões propostas.
Com relação ao primeiro aspecto, percebeu-se o interesse
dos alunos para preparar as soluções em
cada tubo plástico e para observar os efeitos sobre o enchimento ou não da
bexiga de borracha. Esse é um indicativo de como os alunos, de modo geral, se
mostram receptivos às atividades de ensino que se distanciem do modelo de
exposição.
No entanto, esse envolvimento não foi verificado na segunda etapa da
atividade e a mais importante que era pensar sobre aquilo que estava sendo
feito e relacioná-lo a um conjunto de conhecimentos sistematizados. Os alunos
demonstraram dificuldades e, alguns
deles, até mesmo desinteresse em
responder às questões estabelecidas no roteiro.
Esse comportamento dos alunos foi explicado durante a
fase de reflexão dos bolsistas de diferentes maneiras:
- Uma primeira razão é a
timidez, reforçada na cultura escolar que, normalmente, premia as respostas
certas e pune as respostas erradas.
- Um segundo elemento foi a dificuldade dos
alunos para representarem, na linguagem escrita, as suas ideias.
- E, em terceiro
lugar, a pouca familiaridade que os alunos demonstram ter com as atividades nas
quais são estimulados a pensar, provavelmente porque estejam habituados a
práticas de ensino nas quais se espera deles apenas uma atitude de escuta
atenta.
Com as reflexões realizadas durante as reuniões do grupo do PIBID, chegamos a conclusão que :
- O desinteresse dos alunos é, muitas vezes, manifestação de suas dificuldades;
- E que as aulas práticas no ensino de Ciências, por si só, não são suficientes
para garantir melhores níveis de aprendizagem.
Esse tipo de atividade instiga o aluno a ter um interesse maior, pois o tira de um ambiente rotineiro de sala de aula, porém é necessário uma postura por parte dos alunos que não é demandada pela escola.
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