MUDANÇAS
NA PERCEPÇÃO SOBRE A DOCÊNCIA EM LICENCIANDOS PARTICIPANTES DO PIBID.
Maíra Caroline
Defendi de Oliveira (1)
Tamires Camila Talamonte de Oliveira(1)
Eleuza
Veronez(1)
Dra. Cristiane
Cordeiro de Camargo (2)
(1)
Licenciandos/ bolsistas do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus
Inconfidentes, maira_defendi@hotmail.com, projeto financiado pela CAPES , linha
temática formação de professores.
(2)
Docente do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes e
coordenadora do PIBID –Ciências Biológicas,
cristiane.camargo@ifs.ifsuldeminas.edu.br
RESUMO
O PIBID
(Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) oferece aos
licenciando a experiência de vivenciar o ambiente escolar da rede pública de
educação básica. No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do
IFSULDEMINAS, campus de Inconfidentes, o projeto tem como finalidade primordial
promover a aprendizagem da docência por meio de processos reflexivos, tomando a
prática docente a partir dos conceitos de base de conhecimento para o ensino e
ciclo do raciocínio pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987) e adotando a reflexão como
orientação conceitual (MIZUKAMI ET AL, 2002). Este trabalho apresenta a
percepção sobre docência dos licenciandos do projeto, a partir de suas
reflexões sobre a prática docente e o fazer escolar. Os dados foram coletados
dos diários reflexivos dos licenciandos e das suas participações nas reuniões
coletivas semanais, nos quais os bolsistas expõem os seus pontos de vista e
aprendizados dentro do projeto. A análise permite verificar que muitos
bolsistas chegaram ao projeto com uma visão ingênua da docência, não
compreendendo o verdadeiro significado do fazer docente, no entanto, ao longo
do projeto, os bolsistas têm mudado sua forma de pensar sobre a profissão
docente. Uma das mudanças mais significativas é a percepção de que o ensino de
determinado conteúdo requer não apenas a sua compreensão, mas também a sua problematização,
reflexão sobre o mesmo e a criação de condições que motivem os alunos a
aprender, já que esses nem sempre estão motivados. Outra aprendizagem que tem
sido evidenciada pelos bolsistas é a compreensão de que a sua frustração, ao
concluir que determinada experiência didática não foi bem sucedida, faz parte
do processo de raciocínio pedagógica e tem de ser entendida como fonte de aprendizagem
da docência.
Palavras-chave: PIBID, formação de professores, profissão
docente.
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