sábado, 26 de janeiro de 2013

RESUMO MARANHÃO (MAIRA, TAMIRES, ELEUSA)


MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO SOBRE A DOCÊNCIA EM LICENCIANDOS PARTICIPANTES DO PIBID.

Maíra Caroline Defendi de Oliveira (1)
 Tamires Camila Talamonte de Oliveira(1)
Eleuza Veronez(1)
Dra. Cristiane Cordeiro de Camargo (2)

(1)   Licenciandos/ bolsistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes, maira_defendi@hotmail.com, projeto financiado pela CAPES , linha temática formação de professores.

(2)   Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes e coordenadora do PIBID –Ciências Biológicas, cristiane.camargo@ifs.ifsuldeminas.edu.br


RESUMO
O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) oferece aos licenciando a experiência de vivenciar o ambiente escolar da rede pública de educação básica. No curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS, campus de Inconfidentes, o projeto tem como finalidade primordial promover a aprendizagem da docência por meio de processos reflexivos, tomando a prática docente a partir dos conceitos de base de conhecimento para o ensino e ciclo do raciocínio pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987) e adotando a reflexão como orientação conceitual (MIZUKAMI ET AL, 2002). Este trabalho apresenta a percepção sobre docência dos licenciandos do projeto, a partir de suas reflexões sobre a prática docente e o fazer escolar. Os dados foram coletados dos diários reflexivos dos licenciandos e das suas participações nas reuniões coletivas semanais, nos quais os bolsistas expõem os seus pontos de vista e aprendizados dentro do projeto. A análise permite verificar que muitos bolsistas chegaram ao projeto com uma visão ingênua da docência, não compreendendo o verdadeiro significado do fazer docente, no entanto, ao longo do projeto, os bolsistas têm mudado sua forma de pensar sobre a profissão docente. Uma das mudanças mais significativas é a percepção de que o ensino de determinado conteúdo requer não apenas a sua compreensão, mas também a sua problematização, reflexão sobre o mesmo e a criação de condições que motivem os alunos a aprender, já que esses nem sempre estão motivados. Outra aprendizagem que tem sido evidenciada pelos bolsistas é a compreensão de que a sua frustração, ao concluir que determinada experiência didática não foi bem sucedida, faz parte do processo de raciocínio pedagógica e tem de ser entendida como fonte de aprendizagem da docência.
Palavras-chave: PIBID, formação de professores, profissão docente.

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