O QUE É IMPORTANTE ENSINAR SOBRE RESPIRAÇÃO CELULAR?
Carlos Humberto
Bueno de Albuquerque (1)
Juliana Alves
Tavares (1)
Miller Satorno
(1)
Dra. Cristiane
Cordeiro de Camargo (2)
(1)
Licenciandos/
bolsistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de
Minas Gerais- Campus Inconfidentes, xeroxifs@hotmail.com, projeto financiado
pela CAPES, Relato de Experiência.
(2)
Docente
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais-
Campus Inconfidentes e coordenadora do PIBID –Licenciatura em Ciências
Biológicas.
RESUMO
Este trabalho apresenta as reflexões dos
licenciandos participantes do PIBID sobre a seleção de conteúdos do tópico
“Respiração Celular” para o nível médio da educação básica. O PIBID do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS tem como princípio
norteador a aprendizagem da docência por
meio de processos reflexivos, considerando a prática docente a partir dos
conceitos de base de conhecimento para o ensino e de ciclo do raciocínio
pedagógico (Shulman, 1986;1987). A partir destes conceitos são
planejadas e discutidas todas as experiências didáticas que se dão no contexto
do projeto. Uma delas esteve relacionada ao tópico respiração celular, que é um
conteúdo de difícil compreensão para os
alunos por envolver processos
metabólicos que não se limitam apenas à Biologia
mas envolvem conceitos da Física e da Química, além de requerer um alto nível
de abstração. A experiência didática
consistiu de duas aulas expositivo-dialogadas sobre o tema, partindo de uma
atividade física que havia sido realizada pelos alunos. O objetivo principal da
experiência era que os alunos compreendessem a respiração celular como um
processo de transferência de energia semelhante a outros processos na natureza
como, por exemplo, a combustão. Na reflexão realizada pelos licenciandos após a
experiência, evidenciou-se a necessidade de pensar sobre a seleção de conteúdos
dentro desta temática. Tal seleção, na descrição do ciclo de raciocínio
pedagógico, corresponde à etapa da transformação e a conclusão dos licenciandos
é a de que nesta etapa o professor deve, a partir dos conhecimentos prévios dos
alunos, do tempo disponível para trabalhar o tópico e dos recursos disponíveis,
realizar uma seleção de conteúdo que privilegie os conceitos centrais e não a
memorização de nomes de etapas metabólicas e de seus respectivos produtos. Nesse
sentido, os bolsistas ressaltam como conceitos centrais: trabalho celular,
energia, transformação de energia, oxidação e ATP.
Palavras-chave:
PIBID, respiração celular, seleção de conteúdo, ciclo de raciocínio pedagógico.
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