sábado, 26 de janeiro de 2013

RESUMO SÃO LUIS ( BETO, JULIANA, MILLER)


O QUE É IMPORTANTE ENSINAR SOBRE RESPIRAÇÃO CELULAR?

Carlos Humberto Bueno de Albuquerque (1)
Juliana Alves Tavares (1)
Miller Satorno (1)
Dra. Cristiane Cordeiro de Camargo (2)
(1)        Licenciandos/ bolsistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes, xeroxifs@hotmail.com, projeto financiado pela CAPES, Relato de Experiência.

(2)        Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Campus Inconfidentes e coordenadora do PIBID –Licenciatura em Ciências Biológicas.


RESUMO
Este trabalho apresenta as reflexões dos licenciandos participantes do PIBID sobre a seleção de conteúdos do tópico “Respiração Celular” para o nível médio da educação básica. O PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS tem como princípio norteador  a aprendizagem da docência por meio de processos reflexivos, considerando a prática docente a partir dos conceitos de base de conhecimento para o ensino e de ciclo do raciocínio pedagógico (Shulman, 1986;1987). A partir destes conceitos são planejadas e discutidas todas as experiências didáticas que se dão no contexto do projeto. Uma delas esteve relacionada ao tópico respiração celular, que é um conteúdo de difícil compreensão  para os alunos por  envolver processos metabólicos que não se limitam apenas à  Biologia mas envolvem conceitos da Física e da Química, além de requerer um alto nível de abstração.  A experiência didática consistiu de duas aulas expositivo-dialogadas sobre o tema, partindo de uma atividade física que havia sido realizada pelos alunos. O objetivo principal da experiência era que os alunos compreendessem a respiração celular como um processo de transferência de energia semelhante a outros processos na natureza como, por exemplo, a combustão. Na reflexão realizada pelos licenciandos após a experiência, evidenciou-se a necessidade de pensar sobre a seleção de conteúdos dentro desta temática. Tal seleção, na descrição do ciclo de raciocínio pedagógico, corresponde à etapa da transformação e a conclusão dos licenciandos é a de que nesta etapa o professor deve, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, do tempo disponível para trabalhar o tópico e dos recursos disponíveis, realizar uma seleção de conteúdo que privilegie os conceitos centrais e não a memorização de nomes de etapas metabólicas e de seus respectivos produtos. Nesse sentido, os bolsistas ressaltam como conceitos centrais: trabalho celular, energia, transformação de energia, oxidação e ATP.
Palavras-chave: PIBID, respiração celular, seleção de conteúdo, ciclo de raciocínio pedagógico.

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