sábado, 26 de janeiro de 2013

RESUMO RIO VERDE (ALESSANDRA, ANA PAULA)


“REFLEXÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DE MODELO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA ABORDANDO O TEMA: DNA E RNA”
Autores: oLIVEIRA, Alessandra M.; CORREA, Ana Paula D.
Orientadora: CAMARGO, Cristiane C.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes.
Palavras-chave: metodologia de ensino de Biologia, DNA, RNA, analogia, PIBID.

Introdução. Este artigo trata do relato de uma experiência didática que se deu no contexto do PIBID Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, que tem como principal objetivo a aprendizagem da docência por meio de processos reflexivos, individuais e coletivos, a partir dos conceitos de base de conhecimento para o ensino e ciclo de raciocínio pedagógico de Shulman (1986; 1987) e da reflexão como orientação conceitual segundo Mizukami  et al (2002). Método. O planejamento da atividade se deu a partir de discussão sobre o porquê de o homem utilizar modelos para explicar o mundo a sua volta e que na comunidade científica também são produzidos modelos, articulados a teorias e evidências empíricas, fazendo as ligações entre as explicações científicas e o mundo fenomênico. Além disso, evidenciou-se, nas aulas sobre os ácidos nucleicos junto aos alunos do Ensino Médio, a necessidade de utilizar um material concreto e manipulável pelos alunos e que os auxiliasse a compreender os modelos científicos para estas substâncias. Em um segundo momento realizou-se um levantamento de possíveis materiais e atividades que tratassem do assunto. Optou-se pela confecção de um material utilizando EVA para representar os nucleotídeos e ácidos nucleicos. O material foi utilizado em sete turmas do primeiro ano do ensino médio. Os alunos foram divididos em quatro equipes, que receberam um roteiro-questionário, uma chapa metálica como suporte e uma caixinha contendo figuras em EVA colorido com imãs as quais representavam os componentes dos ácidos nucléicos (fosfato, pentose e base nitrogenada). O uso do material tinha por objetivo que os alunos pudessem conhecer a composição química dos ácidos nucléicos DNA e RNA e perceber através da simulação a natureza semiconservativa da duplicação da molécula de DNA.  Discussão: Os resultados preliminares da reflexão realizada por toda a equipe após a aplicação da atividade junto aos alunos apontou para dois conjuntos importantes de conclusões: a) nas potencialidades do modelo: ele contribui para que os alunos compreendam o modelo molecular do DNA e RNA e memorizem os componentes b) limitações: ele não é tridimensional e o modelo molecular científico é ele é limitado para simular os processos metabólicos que envolvem estas biomoléculas, portanto, essa atividade procurou fazer uma analogia entre um modelo com peças em EVA e os modelos moleculares de DNA e RNA e, como toda analogia no ensino, ela tem potencialidades e limitações que precisam ser consideradas em sua utilização. Considerações Finais: Ciente do nosso potencial no sentido de promover intervenções com práticas pedagógicas estruturadas de forma coletiva e reflexiva, acredita-se, na possibilidade de uma futura prática para esse tema, nas formas de representação do modelo molecular do DNA e RNA constituem conhecimento pedagógico do conteúdo e que este se desenvolve nas situações de prática, na medida em que o professor analisa como o aluno aprende a partir daquela representação e que por isso a etapa da reflexão é de extrema importância no ciclo de raciocínio pedagógico porque ela permite rever estas representações e aperfeiçoá-las.

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