“REFLEXÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DE
MODELO DIDÁTICO NA PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA ABORDANDO O TEMA: DNA E RNA”
Autores: oLIVEIRA,
Alessandra M.; CORREA, Ana Paula D.
Orientadora: CAMARGO, Cristiane C.
E-mail:
alebio7mellooli@hotmail.com
Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus
Inconfidentes.
Palavras-chave:
metodologia de ensino de Biologia, DNA, RNA, analogia, PIBID.
Introdução. Este
artigo trata do relato de uma experiência didática que se deu no contexto do
PIBID Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, que tem como
principal objetivo a aprendizagem da docência por meio de processos reflexivos,
individuais e coletivos, a partir dos conceitos de base de conhecimento para o
ensino e ciclo de raciocínio pedagógico de Shulman (1986; 1987) e da reflexão
como orientação conceitual segundo Mizukami
et al (2002). Método. O
planejamento da atividade se deu a partir de discussão sobre o porquê de o
homem utilizar modelos para explicar o mundo a sua
volta e que na comunidade científica também são produzidos modelos, articulados
a teorias e evidências empíricas, fazendo as ligações entre as explicações científicas
e o mundo fenomênico. Além disso, evidenciou-se, nas aulas sobre os ácidos
nucleicos junto aos alunos do Ensino Médio, a necessidade de utilizar um
material concreto e manipulável pelos alunos e que os auxiliasse a compreender
os modelos científicos para estas substâncias. Em um segundo momento realizou-se um levantamento de possíveis materiais
e atividades que tratassem do assunto. Optou-se pela confecção de um material
utilizando EVA para representar os nucleotídeos e ácidos nucleicos. O material
foi utilizado em sete turmas do primeiro ano do ensino médio. Os alunos foram
divididos em quatro equipes, que receberam um roteiro-questionário, uma chapa
metálica como suporte e uma caixinha contendo figuras em EVA colorido com imãs as
quais representavam os componentes dos ácidos nucléicos (fosfato, pentose e
base nitrogenada). O uso do material tinha por objetivo que os alunos pudessem
conhecer a composição química dos ácidos nucléicos DNA e RNA e perceber através
da simulação a natureza semiconservativa da duplicação da molécula de DNA. Discussão: Os resultados preliminares da reflexão realizada por
toda a equipe após a aplicação da atividade junto aos alunos apontou para dois
conjuntos importantes de conclusões: a) nas potencialidades do modelo: ele
contribui para que os alunos compreendam o modelo molecular do DNA e RNA e
memorizem os componentes b) limitações: ele não é tridimensional e o modelo
molecular científico é ele é limitado para simular os processos metabólicos que
envolvem estas biomoléculas, portanto, essa atividade procurou fazer uma analogia
entre um modelo com peças em EVA e os modelos moleculares de DNA e RNA e, como
toda analogia no ensino, ela tem potencialidades e limitações que precisam ser
consideradas em sua utilização. Considerações
Finais: Ciente do nosso potencial no sentido de promover intervenções com
práticas pedagógicas estruturadas de forma coletiva e reflexiva, acredita-se,
na possibilidade de uma futura prática para esse tema, nas formas de
representação do modelo molecular do DNA e RNA constituem conhecimento
pedagógico do conteúdo e que este se desenvolve nas situações de prática, na
medida em que o professor analisa como o aluno aprende a partir daquela
representação e que por isso a etapa da reflexão é de extrema importância no
ciclo de raciocínio pedagógico porque ela permite rever estas representações e
aperfeiçoá-las.
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