sábado, 26 de janeiro de 2013

RESUMO RIO VERDE (TAMIRES, MAIRA, JOSIANA,


AS EXPECTATIVAS DOS LICENCIANDOS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE A PARTIR DE SUA PARTICIPAÇÃO NO PIBID.

Tamires Camila Talamonte de OLIVEIRA (1)*
Maíra Caroline Defendi de OLIVEIRA (1)
Josiana Cristina RIBEIRO (1)
(Coordenadora) Dra. Cristiane Cordeiro de CAMARGO (1)

Eixo Temático: Desenvolvimentos Profissional Docente e Ética da Educação
Modalidade: Comunicação Oral
Tipo de Estudo: Relato de Experiência

O subprojeto PIBID – Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes oferece aos licenciando a experiência de vivenciar o ambiente escolar da rede pública de educação básica e tem como objetivo principal promover a aprendizagem da docência por meio de processos reflexivos, tomando a prática docente a partir dos conceitos de base de conhecimento para o ensino e ciclo do raciocínio pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987) e adotando a reflexão como orientação conceitual (MIZUKAMI ET AL, 2002). O projeto se divide em dois momentos, o primeiro de observação das aulas coletando informações e o segundo, ainda presente, desenvolvendo intervenções didáticas junto aos alunos das escolas participantes. Após as intervenções, os bolsistas, juntamente com a coordenadora e as supervisoras, passam por um processo de reflexão, analisando o que ocorreu, fazendo avaliações, tanto do ponto de vista dos aspectos didáticos quanto dos elementos contextuais (interesse dos alunos, condições de trabalho na escola, políticas educacionais.). Um dos temas que tem sido frequente nas discussões do grupo refere-se às potencialidades e limitações do projeto, no sentido de atrair os bolsistas para a docência e estimular a formação de professores; já que o PIBID objetiva uma maior procura por alunos que se interessem pela profissão docente. Este relato apresenta uma discussão sobre algumas das ideias que tem estado presentes nas reflexões do grupo sobre esta temática. A falta de interesse e desrespeito dos alunos, O preconceito da própria classe docente, os baixos salários e as péssimas condições de trabalho são alguns dos fatores que fazem os bolsistas questionarem a sua escolha em prosseguir na carreira docente, entretanto, alguns momentos superam esses fatores, como por exemplo, perceber que a melhor maneira de mudar o mundo se da pela mudança do sujeito, e esse processo se dá na escola por intermédio do professor.  E é nesse aspecto que estamos escrevendo esse trabalho, tentando responder alguns questionamentos e compartilhar algumas aflições pelos quais os bolsistas PIBID passam quando vivenciam essa experiência. A conclusão do grupo, provisoriamente, é que o projeto PIBID não é  suficiente para que os bolsistas desejem ser professores, mas lhes dá uma visão mais reflexiva e ampla sobre o fazer docente dentro da sociedade. É necessário que haja mudança nas expectativas profissionais para os professores, em termos de carreira, de remuneração e de o governo possibilite melhores condições de trabalho, para que a profissão docente seja atraente aos jovens.
Palavras-chave: PIBID, docência, profissão docente, formação de professores.

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