AS EXPECTATIVAS DOS LICENCIANDOS SOBRE A PROFISSÃO
DOCENTE A PARTIR DE SUA PARTICIPAÇÃO NO PIBID.
Tamires Camila
Talamonte de OLIVEIRA (1)*
Maíra Caroline
Defendi de OLIVEIRA (1)
Josiana Cristina
RIBEIRO (1)
(Coordenadora)
Dra. Cristiane Cordeiro de CAMARGO (1)
Eixo
Temático: Desenvolvimentos Profissional Docente e Ética da
Educação
Modalidade:
Comunicação Oral
Tipo
de Estudo: Relato de Experiência
O subprojeto PIBID –
Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes oferece aos
licenciando a experiência de vivenciar o ambiente escolar da rede pública de
educação básica e tem como objetivo principal promover a aprendizagem da
docência por meio de processos reflexivos, tomando a prática docente a partir
dos conceitos de base de conhecimento para o ensino e ciclo do raciocínio
pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987) e adotando a reflexão como orientação
conceitual (MIZUKAMI ET AL, 2002). O projeto se divide em dois momentos, o
primeiro de observação das aulas coletando informações e o segundo, ainda
presente, desenvolvendo intervenções didáticas junto aos alunos das escolas
participantes. Após as intervenções, os bolsistas, juntamente com a
coordenadora e as supervisoras, passam por um processo de reflexão, analisando
o que ocorreu, fazendo avaliações, tanto do ponto de vista dos aspectos
didáticos quanto dos elementos contextuais (interesse dos alunos, condições de
trabalho na escola, políticas educacionais.). Um dos temas que tem sido
frequente nas discussões do grupo refere-se às potencialidades e limitações do
projeto, no sentido de atrair os bolsistas para a docência e estimular a
formação de professores; já que o PIBID objetiva uma maior procura por alunos
que se interessem pela profissão docente. Este relato apresenta uma discussão
sobre algumas das ideias que tem estado presentes nas reflexões do grupo sobre
esta temática. A falta de interesse e desrespeito dos alunos, O preconceito da
própria classe docente, os baixos salários e as péssimas condições de trabalho
são alguns dos fatores que fazem os bolsistas questionarem a sua escolha em
prosseguir na carreira docente, entretanto, alguns momentos superam esses
fatores, como por exemplo, perceber que a melhor maneira de mudar o mundo se da
pela mudança do sujeito, e esse processo se dá na escola por intermédio do
professor. E é nesse aspecto que estamos
escrevendo esse trabalho, tentando responder alguns questionamentos e
compartilhar algumas aflições pelos quais os bolsistas PIBID passam quando
vivenciam essa experiência. A conclusão do grupo, provisoriamente, é que o
projeto PIBID não é suficiente para que
os bolsistas desejem ser professores, mas lhes dá uma visão mais reflexiva e
ampla sobre o fazer docente dentro da sociedade. É necessário que haja mudança
nas expectativas profissionais para os professores, em termos de carreira, de
remuneração e de o governo possibilite melhores condições de trabalho, para que
a profissão docente seja atraente aos jovens.
Palavras-chave:
PIBID, docência, profissão docente, formação de professores.
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